Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas têm a responsabilidade de respeitar os direitos humanos e a capacidade de contribuir com impactos positivos nos direitos humanos.
Esta é uma área de importância crescente para nossos empregados, contratados, clientes, parceiros, as comunidades onde atuamos e grupos da sociedade civil. Existe, assim, um imperativo tanto comercial quanto moral para se assegurar que os direitos humanos sejam respeitados ao longo de todas as nossas operações e nossa cadeia de valor.
Esta Declaração de Direitos Humanos contém os princípios gerais que incorporamos a nossas políticas e sistemas.
Nossa política
Alinhados aos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU, baseamos nosso compromisso com a política de direitos humanos na Declaração Internacional dos Direitos Humanos (consistindo na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais) e nos princípios relativos aos direitos fundamentais estabelecidos no Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho. Temos o compromisso de respeitar todos os direitos humanos reconhecidos internacionalmente como relevantes para nossas operações.
Nosso princípio estabelece que, onde houver diferença entre as leis nacionais e os padrões
internacionais de direitos humanos, seguiremos o padrão mais elevado, sempre buscando maneiras de respeitar os direitos humanos internacionais na maior extensão possível.
Nossa visão
A visão da Sinapse consiste em expandir consistentemente seu alcance e atendimento às empresas de todos os portes e segmentos, ao mesmo tempo reduzindo nosso impacto ambiental e aumentando nosso impacto social positivo.
Nosso Código de Princípios nos Negócios afirma que “conduzimos nossas operações com honestidade, integridade e transparência, com respeito aos interesses e direitos humanos dos nossos empregados, e da mesma forma respeitamos os interesses legítimos daqueles com quem mantemos relacionamentos.”
Em nossas transações comerciais, esperamos que nossos parceiros sigam princípios comerciais consistentes com os nossos. Proibimos a discriminação, o trabalho infantil, forçado ou decorrente do tráfico de pessoas, e temos compromisso com condições de trabalho seguras e saudáveis e a dignidade do indivíduo. Também defendemos a liberdade de associação e de negociações coletivas, bem como procedimentos de consulta e informação eficazes.
Reconhecemos a importância dos direitos à terra. Temos compromisso com o princípio do consentimento informado, prévio e livre, e apoiamos sua implementação pelas autoridades nacionais.
Reconhecemos a importância do diálogo com nossos empregados, contratados e parceiros, que sejam ou possam ser, potencialmente, afetados por nossas ações. Prestamos atenção em particular a indivíduos e grupos que possam estar sujeitos a maior risco de impactos negativos sobre direitos humanos, devido à sua vulnerabilidade ou marginalização, bem como reconhecemos que homens e mulheres podem enfrentar riscos diferentes.
Damos poder às mulheres por meio de direitos, capacitação e oportunidades.As mulheres são parte integral de nosso modelo de negócios e nossas aspirações de crescimento. Buscamos administrar e fazer crescer uma empresa socialmente responsável, na qual as mulheres participam de forma equitativa.Acreditamos que a inclusão econômica e os direitos das mulheres são prioridades para nosso desenvolvimento em longo prazo.
Nossa abordagem começa com o respeito aos direitos da mulher e se estende à sua promoção, bem como o auxílio ao desenvolvimento à capacitação e à abertura de oportunidades, tanto em nossas operações próprias quanto na nossa cadeia de valor.
Nossa governança
Acreditamos que nossos produtos e serviços trazem muitos benefícios positivos, particularmente nas áreas industriais e da saúde, pois ao optar por reparar um equipamento e devolvê-lo à operação a empresa reduz significativamente o impacto ambiental que seria produzido pela produção/aquisição de um novo equipamento, pelo descarte da sucata resultante e seu gerenciamento.
Declaramos ainda, nosso compromisso com a equidade no ambiente de trabalho, oportunidades para mulheres e negócios inclusivos. Continuamente avaliamos e revisamos como melhor fortalecer nossa abordagem ao tratamento de direitos humanos, inclusive direitos trabalhistas.
Esta Declaração de Política de Direitos Humanos consolida nossos compromissos atuais e aumenta a clareza sobre nossos processos e procedimentos. Seus princípios são implementados ao longo de todas as nossas operações e cadeia de valor.